Desde o surgimento da indústria e da produção em massa, uma Logomarca Profissional tornou-se essencial para a imagem e notoriedade de uma marca, empresa ou associação. Hoje as logos representam credibilidade, notoriedade e reconhecimento de mercado por meio de seus consumidores. Mas, o que é uma Logomarca? Porque ela é tão importante para o sucesso de um negócio ou uma marca?
Uma Logomarca é uma representação gráfica de uma marca ou empresa, é o resultado de um briefing criativo seguido de uma investigação criativa aprofundada que visa representar e valorizar a imagem de uma marca ou empresa. Um logotipo é caracterizado pela escolha de suas cores, a escolha de uma tipografia e, muitas vezes, de um símbolo.
Uma Logomarca Profissional é essencial para a identidade visual da sua empresa, constitui um ponto de referência e transmite a sua imagem através dele. Muitas vezes, é a primeira etapa em qualquer processo de comunicação. A logo permite estabelecer uma ligação direta entre os diversos produtos e serviços oferecidos por uma marca ou empresa.
Este é um grande problema, especialmente das empresas no Brasil, achar que qualquer pessoa pode criar uma Logomarca Profissional. Pelo contrário, uma Logo de sucesso deve:
Representar os valores essenciais da sua empresa;
Ser facilmente legível;
Ser simples e percebido pelo cliente logo de cara;
Ser único e não sujeito a confusão com os logotipos dos concorrentes;
Apresentar uma forte estilização dos elementos gráficos;
Ser sustentável ao longo do tempo;
Ser utilizável em diferentes contextos, mantendo sua integridade;
Pode ser reproduzido em grande ou pequeno;
Respeitar os códigos gráficos do seu setor de atividade;
Estar disponível em preto e branco;
Cumprir os objetivos definidos nas especificações.
Uma simples logo pode ser feita por qualquer um, hoje inclusive existem dezenas de ferramentas online que permite criar uma logo simples em alguns minutos, veja bem, uma "logo simples", porque para a criação de uma Logomarca forte e poderosa é necessário:
A realização de um estudo cromático - estudo que analisa itens importantes como contraste de cores, cores análogas, cores de impacto, etc.
O estudo monocromático - nálise e criação da sua logomarca nas versões em preto e branco.
O estudo de rendimento - Uma Logomarca Profissional deve levar em conta a sua proporcionalidade, ou seja, não pode ser comprida demais pois ao reduzi-la a imagem ficará muito pequena e sem resolução, o ideal é que o mesmo caiba em um retângulo áureo (uma base geométrica onde dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, e obtêm-se o número de ouro 1,618).
O estudo negativo/positivo e ainda o estudo de assinatura - este estudo permite criar uma logomarca responsiva que se adapte perfeitamente a qualquer tamanho de página ou tela, fundamental uso na internet através dos dispositivos móveis.
Análise de Tendências - Você não vai querer uma logomarca com aspecto ultrapassado e antigo, na análise de tendências, existe todo um cuidado para que sua logo seja sempre moderna e futurista, mostrando que sua empresa está sempre focada em inovação.
Uma Logomarca Profissional é o elemento fundador da sua identidade visual, permite-lhe construir a imagem da sua marca e representar a sua empresa ao longo do tempo, transmitindo seus valores.
Se você deseja ser apoiado por profissionais na criação ou redesenho de sua logomarca, não perca mais tempo, entre agora em contato conosco!
COMENTÁRIOS: